Dicas simples de como manter o seu home office agradável e produtivo


Nos últimos meses, o home office se tornou uma prática comum e até mesmo ideal por conta do momento que estamos vivendo. Mas, apesar de parecer algo fácil e até mesmo mais prático do que se deslocar até o escritório para trabalhar, há várias armadilhas comuns que podem tornar o trabalho em casa mais denso e cansativo com o tempo.

Então, decidimos separar algumas dicas simples para evitar esses contratempos e continuar trabalhando de forma organizada e agradável:


Se apegar a um cronograma e manter a rotina.

Ter um cronograma estabelecido para a semana é essencial. Mas, além de um cronograma com os prazos da semana, também é importante criar uma rotina do seu dia-a-dia, com as tarefas específicas que precisam ser cumpridas em cada dia. Um ponto importante na hora de montar o cronograma diário é estar atento em calcular de maneira realista quantas tarefas conseguem ser cumpridas naquele dia, dentro do horário estabelecido de trabalho. Além de manter a organização e melhorar o foco durante o trabalho, você se sentirá motivado pela sensação de ter a "meta estabelecida" do dia completa.

Dica: Há alguns sites e apps que podem ajudar nessa parte, como por exemplo o site monday.com que conta com vários recursos, inclusive de estabelecer uma média estimada de quantas horas pode levar uma tarefa específica.


Tenha limites, saiba quando é a hora de parar.

É importante estar sempre atento ao horário de trabalho. Já é muito comum no próprio escritório acabarmos ultrapassando um pouco do nosso horário no dia-a-dia por conta da rotina lotada que levamos. Em casa, o perigo de acabar trabalhando muito além do seu horário se torna algo ainda mais fácil de se acontecer. Mensagens e emails fora do horário, a idéia de só completar mais alguma tarefa que parece simples, adiantar algum assunto que estava marcado para amanhã.. quando for perceber, já estará realizando mais e mais tarefas que não são tão urgentes assim e nem faziam parte do cronograma daquele dia caso você estivesse no escritório.

Com o tempo, isso com certeza irá esgotar suas energias, causando a sensação de exaustão e poderá afetar até mesmo a qualidade da sua vida pessoal. É importante estar atento e ter noção de quando é a hora de parar e call it a day!


Arrume seu ambiente de trabalho.

Agora, que sua casa se tornou também seu ambiente de trabalho, é interessante investir em alguns itens para ela se tornar um lugar propício e confortável para isso. Talvez no começo a ideia de que é só usar o notebook na mesa da sala ou no sofá pareça aceitável, mas com o tempo isso pode se tornar uma frustração e até mesmo algo desconfortável na hora de trabalhar. Invista em alguns itens de escritório para passar esse tempo, como uma cadeira ergonômica e divisórias de organização. É importante delimitar o espaço de trabalho e o ambiente casual do seu lar, assim ajudando a delimitar sua ideia de rotina, horário, foco e descanso.


Faça pausas.

Apesar de parecer tentador a ideia de trabalhar direto e ir eliminando o máximo de assuntos pendentes possíveis, é importante também ter o autocuidado de se fazer algumas pausas de vez em quando. Pode até parecer algo banal no começo, mas com o tempo irá fazer total diferença na sua produtividade. Coisas simples como tirar 10 ou 15 minutos para respirar, meditar, ou aquela uma horinha completa de almoço, mesmo estando em casa, é importante para se sentir equilibrado no final do dia e não deixar a exaustão afetar seu trabalho.

Dica: Inclua esses horários de pausa no seu cronograma diário para ter maior garantia de que irá cumpri-los e também para se organizar e ter certeza que não atrapalhará sua rotina.


Mantenha o foco.

Estar em casa é estar em volta de várias tentações que podem tirar nosso foco e atrapalhar na nossa produtividade. É muito importante criar uma disciplina, sabendo o que pode te distrair e evitar essa auto-sabotagem. Tire as notificações de seu celular, não caia na tentação de ligar a TV de fundo e não misture as tarefas de casa com o horário de trabalho. Isso ajudará também a separar seu horário de trabalho do horário pessoal, trazendo mais qualidade e enfatizando a idéia de descanso na hora de aproveitar suas pausas.


Invista nas manhãs.

Apesar de ser tentadora a idéia de ter um pouco de tempo a mais para dormir, é interessante investir na qualidade de suas manhãs. Tire um tempo para acordar, tomar café da manhã, fazer exercícios, para aí iniciar sua rotina de trabalho. Sair da cama com uma xícara de café e o notebook aberto, sem se dar o trabalho de realmente despertar, pode ser estressante depois de um tempo e afetar até mesmo sua qualidade de sono.

ÚLTIMAS

Email: info@esenelle.com

Phone: (65) 99952-7788

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Receba nossos emails

©2019 by Esenelle.

Pulseiras masculinas elegantes e modernas