7 dicas de como manter a casa organizada (e sua mente também)



Com as novas condições que 2020 nos trouxe, é esperado que acabamos passando mais tempo em nossas casas. Com o aumento dessa frequência, a bagunça se tornou algo mais recorrente e difícil de ser controlada. É algo já comprovado por inúmeros estudos que viver em um ambiente bagunçado pode aumentar (e muito) o nível de estresse de seus moradores. Por isso, separamos algumas dicas simples de como manter a casa organizada, e com isso, a sua mente também:


1. Comece pelo quarto mais importante

Evite a ideia de que você precisa limpar sua casa inteira de uma vez. Isso fará com que a atividade pareça mais cansativa, e, consequentemente, pode te fazer desistir no meio do caminho. Em vez disso, comece pelo quarto que é mais importante para você no dia-a-dia. Por exemplo, se você passa muitas horas na cozinha ou em um escritório bagunçado, é por lá que se deve começar. Quando terminar, ficará satisfeito com o resultado de passar o tempo em um lugar limpo e organizado, e isso fará com que você se sinta mais motivado para o próximo ambiente.


2. Doe tudo aquilo que você não usa

Depois de escolher a área, revise tudo aquilo que está dentro do ambiente. Veja objeto por objeto, e crie três categorias: aquilo que é essencial e deve ficar, o que não tem condições de ser doado e deve ser jogado fora e aquilo que você não irá mais utilizar e pode ser doado. E evite pensamentos como "nunca utilizei mas vou guardar, just in case...", pois são pensamentos traiçoeros que fará com que você acabe guardando vários objetos desnecessários que, na maior parte das vezes, não acabará usando. Se for um item que poderá ser substituído facilmente caso você precise um dia, considere retirá-lo.


3. Crie espaços específicos para as coisas

A bagunça tende acumular quando ela não tem mais para onde ir. Depois de ter decidido quais objetos irão ficar, crie espaço específicos para eles. Use de maneira estrategista as prateleiras da casa ou compre caixas organizadoras, mantendo-os em lugares convenientes para seu uso no dia-a-dia, de fácil acessibilidade para não evitar a preguiça de guardar depois por conta da dificuldade.


4. Mantenha o espaço horizontal limpo

Em vez de tratar a escrivaninha, mesa de cabeceira e outras superfícies horizontais como um lugar de guardar as coisas, deixe-os mais limpos possíveis. Deixe apenas os objetos que você realmente usará no dia-a-dia, como o livro de cabeceira, uma caneta em vez de todas e o notebook. Isso ajudará inclusive a aumentar sua produtividade.


5. Faça uma lista do que fazer em vez de uma pilha de papéis

Muitas vezes, a bagunça é consequência de várias decisões adiadas. Contas, revistas, cartas deixadas em cima da mesa acabam sendo lembretes visuais de algo que a gente não quis lidar naquele momento. Isso acaba acontecendo com a nossa vida virtual também, com os emails e DMs que deixamos para ler e responder mais tarde e acabam se acumulando em nossos aparelhos.

Para evitar essa bagunça, tente criar uma lista de afazeres e a ordem do que vai lidar naquele momento, com disciplina para evitar essa bagunça que só estimula mais ainda a procrastinação.


6. Siga a regra 80/20

Em qualquer casa, os itens vêm e vão. É importante manter o sistema de organização flexível para acompanhar esse fluxo natural. Grande parte da bagunça acaba começando após a organização por algum item novo não se encaixar no sistema montado.

Para evitar isso, procure deixar um espaço provisório reservado para novos objetos, para conseguir mantê-los guardados até que você consiga planejar para onde eles irão.

Daí, é só manter a regra 80/20: não permita que a casa fique com objetos acumulados mais do que 80% de seu espaço, mantendo 20% do espaço como um respiro. Sempre que um item novo vir, lembre-se de criar espaço para ele retirando coisas antigas e sem uso.


7. Crie uma rotina de limpeza

Por último, mas não menos importante: depois da organização geral da casa, é importante elaborar e manter uma rotina de limpeza constante. Se trata de um hábito diário: tire alguns minutos do seu dia para limpar ou organizar algum espaço. É uma dica simples e bem menos cansativa do que esperar a bagunça acumular e ter que parar completamente sua rotina para desacumular a casa novamente. Isso manterá sua cabeça mais produtiva, vivendo em um espaço limpo e mais prazeroso de se estar.

ÚLTIMAS

Email: info@esenelle.com

Phone: (65) 99952-7788

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Receba nossos emails

©2019 by Esenelle.

Pulseiras masculinas elegantes e modernas