5 dicas de como ser mais produtivo e otimizar o seu tempo de trabalho

Já é bem disseminada a informação de que trabalhadores bem descansados conseguem produzir melhor do que trabalhadores sobrecarregados, que podem até mesmo acarretar problemas como a conhecida Síndrome do Burnout, que afeta diretamente a produtividade e capacidade de trabalho da pessoa.

Com isso, sabemos que o aumento de tempo no trabalho não é sinônimo de maior produtividade. Muitas vezes, mesmo realizando uma lista enorme de tarefas no dia e trabalhando horas a fio, até mesmo fora do horário oficial de trabalho, ainda não conseguimos ser tão produtivos quanto gostaríamos.

Portanto, essa semana decidimos separar algumas dicas que podem ajudar a aumentar a sua produtividade, mas sem o objetivo de aumentar sua carga horária de trabalho, e sim, diminuí-la:


1) Seja preciso em seu tempo

Poucas horas focadas contam mais do que um horário longo e disperso. Para começar com a ideia de encurtar o seu tempo de trabalho, deve-se analisar bem qual o dia da semana ou momento mais improdutivo dentro de cada dia. Com essa análise, vendo quais os momentos mais improdutivos (que acabam sendo tão desgastantes quanto o resto da sua carga horária), podemos pensar em cortá-la e usar como uma forma de conseguir descansar e ser mais preciso em relação ao momento de trabalho e foco.


2) Leve a sério essa ideia

A ideia de "trabalhar menos" pode parecer uma piada ou até mesmo impossível para a maior parte das pessoas. É uma mudança drástica, que vai contra a nossa atual ideia sobre como trabalhar e causa medo em qualquer pessoa. Mas ao ser levada a sério e devidamente policiada, essa ideia começa a fazer sentido e demonstrar resultados ótimos.

Já há vários exemplos de empresas que adotaram essa nova política em suas rotinas. Ano passado, a Microsoft do Japão experimentou a ideia de uma semana com apenas 4 dias para seus trabalhadores, e reportou um aumento de 40% na produtividade de seus funcionários.


3) Não esqueça de socializar com os colegas

Com o encurtamento do horário e o foco no trabalho, a socialização com os colegas podem tender a diminuir. Mas é importante manter uma boa comunicação entre você e seus colegas para conseguir um bom trabalho em equipe. Procure aproveitar momentos como o horário de almoço para manter essa socialização.


4) Experimente, se mantenha flexível

Quando uma pessoa autônoma ou empresa decide otimizar seu tempo de trabalho, é importante ter em mente a ideia de que se trata de um processo com erros e acertos. Portanto, é interessante estabelecer uma fase experimental de 2/3 meses, ter um bom plano de ação (e discutido com seus colegas, caso for em grupo) para, por fim, analisar o que pode ser aprimorado nesse modelo, se mantendo flexível à adaptações e mudanças.


5) Quando acabar o trabalho do dia, se desligue completamente do assunto e vá embora

Levar o trabalho para casa é um dos maiores erros que acabamos cometendo. Para realmente conseguir focar a produtividade no seu tempo certo e se manter descansado, a dica essencial é: quando terminar seu horário, ao ir embora, se desligue completamente dos assuntos do dia. Não termine sua noite lendo emails antes de dormir ou planejando o que fará no escritório no dia de amanhã. Conte a montagem desse planejamento diário como algo dentro do horário em que está sendo produtivo, não fora.




Sugestão de leitura onde é possível se aprofundar nesse tema: Trabalhe menos ganhe igual: Como a redução da jornada de trabalho pode revolucionar sua vida e sua empresa, um livro de Alex Soojung-Kim Pang, lançado em Agosto/2020. Nele, o autor conta sobre o método da "semana de 4 dias" e como isso pode ser benéfico para as empresas, desde o aumento da produtividade como redução de custos e formação de líderes mais inventivos.

ÚLTIMAS

Email: info@esenelle.com

Phone: (65) 99952-7788

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Receba nossos emails

©2019 by Esenelle.

Pulseiras masculinas elegantes e modernas